O objetivo deste grupo de pesquisa é obter evidências empíricas sobre os processos de mudança que ocorrem na terapia analítico-comportamental (TAC). – investigar os processos envolvidos e a efetividade das terapias analítico-comportamentais, por meio de estudos de processo-resultado, estudos experimentais com delineamentos de caso único e séries de casos (time-series research);- desenvolver e validar instrumentos de avaliação e de observação de comportamentos no contexto clínico;- verificar a correspondência de medidas de autorrelato com outras medidas de desempenho;- desenvolver estudos de modelos experimentais (com humanos) que contribuam para a elucidação de mecanismos envolvidos nos principais transtornos e problemas do comportamento humano;
Equipe
Coordenação
Membros
Bolsista do Curso de Qualificação em Clínica Analítico-Comportamental
Doutora
Pós doc
Especialista
Mestre
Doutora
Mestre
Especialista
Mestranda
Mestranda
Doutora
Doutor
Colaboradores Externos
Egressos
Especialista
Especialista
Mestre
Mestranda
Especialista
Mestre
Projetos em Andamento
Manejo de intervenções reflexivas no processo terapêutico analítico-comportamental
Projeto de mestrado da aluna Roberta Bianca de Almeida no Programa de Mestrado Profissional Em Análise do Comportamento Aplicada. Paradigma, SP.
Resumo: Dentro do campo da Análise do Comportamento, o psicólogo tem possibilidade de realizar intervenções clínicas de diversos estilos. Dentre outros, podem ser intervenções diretivas (prescritivas) ou não-diretivas (reflexivas). Observa-se a prevalência histórica do uso do modelo diretivo pelos analistas do comportamento, porém alguns autores têm proposto, recentemente, o uso de estratégias reflexivas. Embora vantagens teóricas tenham sido apontadas sobre um ou outro estilo de intervenção, há pouca evidência sobre resultados positivos ou negativos de intervenções reflexivas. O presente estudo tem como objetivo a caracterização e avaliação dos resultados de intervenções reflexivas . Para tanto, será conduzido um estudo experimental com delineamento de Reversão visando analisar o efeito da introdução e retirada de estratégias terapêuticas reflexivas especialmente verbalizações da categoria Solicitação de Reflexão e Interpretação, sendo esta categorias estabelecidas pelo Sistema Multidimensional de Categorização do Comportamento na Interação Terapêutica, de Zamignani, 2007.
Manejo e avaliação de intervenções reflexivas e prescritivas no processo terapêutico analítico-comportamental
Estudo em andamento: desenvolvimento de uma escala de avaliação do Estabelecimento de Relações do Cliente no processo terapêutico;
O presente estudo tem como objetivo a caracterização e avaliação dos resultados de intervenções reflexivas e prescritivas/diretivas, além de contribuir para o aprimoramento de um instrumento de avaliação das análises elaboradas pelo cliente na sessão terapêutica. Para tanto, o estudo consistirá em três etapas de investigação. A primeira delas consiste no aperfeiçoamento dos Qualificadores das Relações Estabelecidas pelo Cliente, desenvolvidos por Rodrigues e col. em 2013. A segunda etapa consiste em um estudo de processo-resultado baseado em procedimentos de cunho reflexivo, semelhante ao conduzido por Rodrigues e col. em 2013, com aprimoramento da avaliação dos resultados da intervenção, de modo a contribuir para a integração entre a análise de processo e resultado da intervenção analítico-comportamental. Por último, será conduzido um estudo experimental com delineamento de Linha de Base Múltipla visando analisar o efeito da remoção e adição de estratégias terapêuticas prescritivas – especialmente verbalizações da categoria Recomendação do Sistema Multidimensional de Categorização do Comportamento na Interação Terapêutica, de Zamignani, 2007 – e reflexivas – especialmente verbalizações da categoria Solicitação de Reflexão.
Projetos Concluídos (últimos 3 anos)
Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental
Na literatura de pesquisa clínica, há debate a respeito do estilo de intervenção terapêutica e de seus efeitos na promoção da mudança. Entre os estilos possíveis, encontram-se as intervenções prescritivas e as re!exivas. Pesquisadores de diferentes abordagens psicológicas apresentam evidências de que a diretividade do terapeuta é uma determinante da resistência do cliente, o que leva à defesa de intervenções de cunho mais re!exivo. No campo da terapia analítico-comportamental, tal discussão é de grande importância, uma vez que a área tem adotado prioritariamente estratégias de cunho diretivo e, apenas nas últimas décadas, alguns autores têm proposto estratégias re!exivas dentro da abordagem. Este trabalho teve o objetivo de investigar alguns processos envolvidos na mudança do controle por estímulos sobre o comportamento do cliente no decorrer da terapia analítico-comportamental e seus possíveis efeitos sobre a interação terapêutica. Para tanto, foram desenvolvidos (a) um estudo exploratório sobre as interações terapêuticas de caráter re!exivo e (b) uma análise de possíveis efeitos de tais interações sobre a aliança terapêutica. Para este trabalho, uma terapeuta atendeu uma cliente por 20 sessões que foram filmadas. Aplicaram-se duas subescalas do Questionário de Avaliação de Sessões de Stiles. Depois, três sessões (segunda, décima e décima oitava) foram categorizadas de acordo com o Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT). Essas sessões foram escolhidas para caracterizar três momentos distintos do atendimento. Por “m, atribuíram-se quali”cadores (Qualis1, Qualis2 e Qualis3) para as relações estabelecidas pela cliente nessas sessões. Os dados demonstraram que os episódios de estabelecimento de relações do cliente seguiram com maior frequência e com maior qualidade episódios re!exivos do terapeuta. Outras pesquisas ainda precisam ser feitas para examinar, de forma mais detalhada, as intervenções re!exivas, mas esses dados preliminares apontam a importância deste tipo de intervenção na produção de relações de melhor qualidade do cliente.
Publicações
ZAMIGNANI, D. R.; BANACO, R. A. (2017).
Relação Terapêutica no Contexto da Clínica: Enfoque Analítico-Comportamental. PROPSICO – Programa de Atualização em Psicologia Clínica. Secad / Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), São Paulo. (Ciclo 1, Vol 1, pp. 67-100).
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1. ed. São Paulo – SP: Núcleo Paradigma, 2014. v. 2. 312p .
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
A pesquisa de processo em psicoterapia: o desenvolvimento do SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 1. 1. ed. São Paulo – SP: Núcleo Paradigma, 2014. v. 2. 312p .
ZAMIGNANI, D. R.; BANACO, Roberto Alves ; WANG, M. L. .
Considerações sobre a fundação da Análise do comportamento no Brasil: Passado, presente e futuro. In: Oswaldo M. Rodrigues Júnior. (Org.). Historias das psicologias comportamentais no brasil. 1ed.São Paulo: ALAMOC, 2016, v. 1, p. 43-63.
ZAMIGNANI, D. R.; VERMES, Joana Singer ; Meyer, S. B. ; BANACO, Roberto Alves .
Terapia Analítico-Comportamental. In: Oswaldo M. Rodrigues Jr.. (Org.). Práticas das psicologias comportamentais no Brasil. 1ed.São Paulo: ALAMOC, 2016, v. 1, p. 51-69.
BANACO, Roberto Alves ; ZAMIGNANI, D. R. ; Costa, C. E. ; DANTAS, M. R. .
Modelos Experimentais da Depressão. In: Ana Carolina de Carvalho Pacheco Bittencourt; Esequias Caetano de Almeida Neto; Maria Ester Rodrigues; Natalie Brito Araripe. (Org.). Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico-Comportamental. 1ed.Curitiba-PR: Juruá, 2014, v. 1, p. 29-48.
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
Apresentação. In: Denis Roberto Zamignani e Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo – SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 2, p. 7-10.
MELO, E. M. O. ; Aureliano, L. G. ; ZAMIGNANI, D. R. .
Classificação dos comportamentos verbais vocais do terapeuta de casal a partir do SiMCCIT: uma aplicação possível?. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo – SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 59-74.
RODRIGUES, B. D. ; LIMA, C. F. ; ZAMIGNANI, D. R. ; MALAVAZZI, D. M. ; SIMOES FILHO, E. ; Del Prette, G. ; MAZER, M. ; ZUCCOLO, P. F. ; BANACO, Roberto Alves ; Almeida, T. A. C. ; SANTOS, V. M. C.
. Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo – SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 125-168.
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
Avaliação sistemática da literatura sobre categorização de comportamentos. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT – Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 19-44.
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
Desenvolvimento e avaliação de concordância do SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 45-60.
ZAMIGNANI, D. R..
Um exercício de descrição do processo terapêutico analítico-comportamental com base nas categorias de comportamento do SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignan; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 61-82.
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
Aplicação do SiMCCIT em um conjunto de sessões de terapia analítico-comportamental. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 83-108.
ZAMIGNANI, D. R.; BANACO, Roberto Alves ; Meyer, S. B. .
Possibilidades de sistematização dos dados. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 109-125.
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
Manual revisado para categorização do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos da Interação Terapêutica ? SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 163-291.
ZAMIGNANI, D. R.; Meyer, S. B. .
Apresentação do treino sistemático. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 293-298.