I Simpósio de Psicologia do Esporte e Atividade Física
Organização e promoção: Instituto Par
Apoio: Tribe Team
Organização:
Dr. Eduardo Cillo
Me. Anna Vitoria Renaux
Dr. Henrique Angelo
Descrição do evento: A consolidação da psicologia do esporte é realidade mesmo antes da pandemia e da atenção para a saúde mental. A atuação na área é diversificada e abrangente: clubes, equipes, projetos, academias e outras entidades esportivas têm procurado cada vez mais profissionais de psicologia do esporte, multiplicando oportunidades de trabalho. É preciso se preparar para encarar as oportunidades. No dia 17/05/2025 irá ocorrer o I Simpósio de Psicologia do Esporte e Atividade Física do Instituto Par. Profissionais consagrados irão debater a atuação e a formação profissional, a partir de suas experiências desde o começo da carreira até a participação nos maiores eventos esportivos do mundo.
8:00 – 9:00 – Abertura – A Psicologia do Esporte no Brasil: Desafios e Oportunidades
Dr. Eduardo Cillo
Me. Anna Vitoria Renaux
Dr. Henrique Angelo
9:00 – 10:00 – Mesa Redonda – Como Trabalhar no Alto Rendimento?
Dra. Samia Hallage
Esp. Carla Di Pierro
Nessa mesa redonda, Samia Hallage e Carla Di Pierro discutirão os desafios e caminhos da formação do psicólogo do esporte, desde a graduação até a atuação no alto rendimento e apontando as habilidades fundamentais para atuar nessa área.
10:00 – 10:30 – Coffee break e networking
10:30 – 12:00 – Mesa Redonda – Formação do Psicólogo do Esporte: Do Acadêmico à Prática Profissional
Esp. Ronaldo Queiroz
Esp. Henrique Carpigiani
Esp. Mariana Andreoli
Ronado Queiroz, Henrique Carpigiani e Mariana Andreoli da Tribe Team discutirão as lacunas na formação em psicologia apontando como uma especialização em Psicologia do Esporte poderia suprir essa lacuna. Ao longo da mesa, será discutida também a importância da prática supervisionada e da experiência de campo em diferentes escopos de atuação como o atendimento individualizado ou o trabalho coletivo.
Convidados
Dr. Eduardo Cillo. Doutor em psicologia experimental pela USP, Pós-graduado em Saúde Mental de atletas de elite pelo Comitê Olímpico Internacional, Coordenador de Psicologia do Comitê Olímpico do Brasil, Psicólogo da Seleção Brasileira de Futsal em 3 Copas do Mundo da Fifa, passagens por diversos clubes de futebol do Brasil.
Me. Anna Vitoria Renaux. Psicóloga formada na Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Ciências da Saúde também pela Unifesp. Professora na pós-graduação de Medicina do Esporte da Rede Materdei. Psicóloga da Confederação Brasileira de Atletismo.
Dr. Henrique Angelo. Psicólogo pelo Mackenzie, mestre e doutor pela PUC-SP. Psicólogo clínico e institucional. Professor e supervisor nas disciplinas de Psicologia do Esporte no curso de Psicologia do Mackenzie. Diretor do Instituto Par.
Dra. Samia Hallage. Psicóloga clínica e esportiva, com doutorado e mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Trabalho como psicóloga clinica e psicóloga clinica do esporte, atendendo atletas de alto rendimento, como a seleção brasileira de vôlei feminino (medalha de ouro em Pequim 2008), a dupla Alison e Bruno (vôlei de praia, ouro no Rio 2016) e Diego Hypólito (ginástica artística, prata no Rio 2016). Acompanhou as seleções brasileiras de vôlei, basquete e modalidades paralímpicas. Professora, supervisora e coordenadora de cursos de especialização em Psicologia do Esporte. Psicóloga do Espaço Einstein de Esporte e Reabilitação.
Esp. Carla Di Pierro. Psicóloga do Comitê Olímpico do Brasil. Graduada em Psicologia pela PUC-SP. Pós-graduada em Saúde Mental de Atletas de Elite pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Pós-graduada em Psicologia Analítico-Comportamental pelo Instituto Par. Cursou MPEAK – Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge na Universidade de San Diego CA (UCSD). Psicóloga da seleção masculina de vôlei comandado por Bernardinho Participou das olimpíadas do Rio em 2016, Tóquio em 2020 e Paris em 2024.
Esp. Ronaldo Queiroz. Psicólogo desde 2011, com especialização em Psicologia do Esporte, do Exercício e da Atividade Física. Possui ampla experiência no esporte, atuando no alto rendimento e na promoção da saúde e bem-estar. Trabalhou com diversas modalidades, incluindo futebol profissional, natação, rugby, judô, karatê, entre outras. Ao longo de sua carreira, passou por instituições renomadas como Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Pinheiros, Instituto Rugby Para Todos e 4 Perform. Também teve experiência como professor universitário e segue contribuindo para o desenvolvimento de atletas e praticantes de atividade física. Atualmente, realiza atendimentos particulares, integra a equipe do Ambulatório de Fisioterapia do Esporte do HCFMUSP e é sócio da Tribe Team, onde segue promovendo a Psicologia do Esporte como ferramenta essencial para o desempenho, a saúde mental e a performance.
Esp. Henrique Carpigiani. Psicólogo pelo Mackenzie. Especialista em Clínica analítico-comportamental e em Psicologia do Esporte pelo Instituto Par e em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie. Tem atuado com atletas de alto rendimento tanto clínica como em equipes profissionais de natação, rugby, vôlei, basquete e League of Legends. Além disso, atua como consultor organizacional e é um dos sócios-fundadores da Tribe Team que atua com Psicologia do Esporte com em Gerenciamento de Estresse e aumento de Performance.
Esp. Mariana Andreoli. Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Durante a graduação realizou iniciação científica no Laboratório de Neurociências da UPM (2015). Pós-graduada em Análise do Comportamento e Terapia Comportamental pela USP. Atualmente trabalha como psicóloga do time de vôlei feminino SESC-RJ Flamengo e com o time de tenistas da Rede Tênis Brasil, além de atletas de diferentes modalidades: beach tennis, ballet, esgrima, natação e surfe.