Longe de incluir todos os eventos, cursos, grupos de pesquisa, de estudos e outros diversos acontecimentos do Paradigma, esta linha do tempo conta a vocês os pontos mais importantes da nossa trajetória. Boa leitura!
2022
São retomadas diversas atividades presenciais, no novo endereço.
O Programa de Mestrado mostra um crescimento vertiginoso: enquanto em 2017 havia 19 candidatos, neste ano contamos com 57!
2021
Após anos a fio de gigantes contribuições, Candido Pessôa, Denis Zamignani e Roberto Banaco saem da diretoria executiva do Paradigma, continuando na composição dos associados. Ao mesmo tempo, Ana Beatriz Chamati e Fernando Cassas, até então associados, passam a integrar a diretoria executiva.
O Paradigma muda de endereço. Continua em Perdizes, mas em um espaço que garante os requisitos necessários à acessibilidade de pessoas com deficiências físicas.
2020
A pandemia de Covid-19 muda tudo: todos os cursos são rapidamente transformados para o formato online. Também as reuniões, orientações atendimentos e supervisões, passam a acontecer no modelo remoto, cada um de sua casa.
É criado um projeto de impacto: a Mobilização Paradigma. Com direção de Roberta Kovac, é uma parceria entre professores, alunos e ex-alunos voluntários (95 terapeutas e 15 supervisores!) com o objetivo de fornecer suporte psicológico emergencial para pessoas trabalhando na linha de frente no enfrentamento da Covid-19.
Acontece o Simpósio “Sofrimento psicológico na pandemia”, organizado pela Marina Dantas Pedro, no formato online e gratuito para a comunidade.
Cássia Leal da Hora, que já era associada, passa a integrar a diretoria executiva do Paradigma
2019/2018
O Paradigma tem a honra de trazer oito novos associados na composição da gestão do Centro: Ana Beatriz Chamati, Cássia Leal da Hora, Felipe Corchs, Fernando Cassas, Jan Leonardi, Saulo Velasco, William Perez e nosso associado honorário, professor Sergio Luna.
O Curso de Aprimoramento em Terapia Analítico-Comportamental Infantil é integrado ao Curso de Aprimoramento em Orientação Parental e se torna o Aprimoramento em Clínica Analítico-Comportamental: Orientação Parental e Intervenção com Crianças e Adolescentes, coordenado por Ana Beatriz Chamati e Clarissa Pereira.
É lançada a Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso, coordenada por William Perez e Roberta Kovac.
2017
Lançamento do Curso de Formação em Terapias Comportamentais Contextuais, coordenado por William Perez e Roberta Kovac.
Abertura da primeira turma do Curso de Formação: Ensino em Habilidades de Estudo, sob coordenação de Saulo Velasco.
2016
O Programa de Mestrado comemora ao receber a nota 4, na primeira avaliação quadrienal feita pela CAPES.
2015
O Núcleo Paradigma se torna uma associação sem fins lucrativos, agora com o nome Associação Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Não há mais as figuras dos sócios, mas sim de associados fundadores e a composição de uma diretoria executiva.
Marina Dantas Pedro passa a compor o quadro de diretores.
Sob coordenação inicial de Cândido Pessôa e Gabriel Carelli, é aberta a primeira turma de Formação em OBM (Organizational Behavior Management).
2014
Lançamento e abertura do Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, o primeiro dentro da Psicologia no Brasil, recomendado pela CAPES, sob coordenação, neste momento, de Roberto Banaco e Denis Zamignani.
Os cursos de “Especialização” do Paradigma passam a se chamar cursos de “Qualificação Avançada”, devido aos debates entre o MEC e o CFP em relação ao título de especialista.
Em parceria com a UNIFESP, é lançado o Curso de Aprimoramento em Orientação Parental: Análises e Procedimentos, coordenado por Ana Beatriz Chamati.
2013/2012
A Diretoria do Paradigma trabalha intensamente para projetar, escrever e lançar o Programa de Mestrado do Paradigma.
2011
Candido Pessôa é convidado a compor o quadro de sócios-diretores.
2010
Lançamento do primeiro número da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento, um periódico semestral e online.
Abre a primeira turma de Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e ao Desenvolvimento Atípico, coordenada por Maria Carolina Martone, Cássia Leal da Hora e Daniel Del Rey. Logo mais, o nome desse curso, que passará a ser coordenado por Cássia Leal da Hora e Lygia Dorigon, mudará para Análise Aplicada do Comportamento (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista e Atraso de Desenvolvimento.
Lançamento do Curso de Aprimoramento em Psicologia do Esporte e da Atividade Física, coordenado por Eduardo Cillo e Carla di Pierro.
Início do curso de aprimoramento em Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem Acadêmica, com a coordenação de Miriam Marinotti e Daniel Del Rey.
2009
São lançados diversos cursos, dentre eles, o Curso de Aprimoramento em Terapia de Casal e Família (inicialmente sob coordenação de Maly Delitti e Miriam Marinotti), o Curso de Aprimoramento em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (neste momento coordenado por Joana Singer) e o Curso de Formação em Intervenção para Crianças com Desenvolvimento Atípico, sob coordenação de Maria Carolina Martone.
2008
Criação do Prêmio Paradigma: uma ação que visava prestigiar as produções científicas de excelência nas modalidades de trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de cursos de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
2007
Lançamento do Curso de Formação Avançada em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extra Consultório, inicialmente sob coordenação de Denis Zamignani, Joana Singer e Roberta Kovac.
Lançamento do livro “A Clínica de Portas Abertas”, organizado por Denis Zamignani, Roberta Kovac e Joana Singer. O livro é viabilizado por meio de uma parceria entre o Paradigma e a editora ESETEC, dando início a uma nova frente de atuação: a Editora Paradigma, que hoje é coordenada por Roberta Kovac.
Acontece a I Jornada de Acompanhamento Terapêutico, organizada pela Roberta Kovac e Fernando Cassas.
2006
Início da segunda turma do Curso de Especialização em Terapia Analítico-Comportamental.
Joana Singer e Roberta Kovac ingressam como sócias e diretoras no Paradigma e atuam na reformulação do curso e planejamento de crescimento do Paradigma.
Agora, o Paradigma é uma empresa composta por Roberto Alves Banaco, Denis Zamignani, Roberta Kovac, Joana Singer e João Ricardo Pedro (administrador de empresas).
É lançado o primeiro Boletim Paradigma, neste momento sob coordenação de Roberta Kovac e Joana Singer. Com publicação anual e, tradicionalmente, distribuído em todos os Encontros da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, é um material gratuito contendo informações sobre a própria instituição, que oferece diversos artigos, resenhas, entrevistas e ensaios sobre temas de interesse na Análise do Comportamento.
Lançamento da bolsa-atendimento para que os alunos do Curso de Especialização tenham desconto nas mensalidades a partir do pagamento, em valor social, dos clientes que buscavam terapia na clínica-escola do Paradigma.
Início de uma atividade voltada para toda a comunidade, chamada Cinema Paradigma, na qual um filme era exibido e, depois, debatido sob coordenação de um de nossos professores ou um convidado. Cada membro da plateia trazia um quilo de alimento não perecível, que era distribuído para as instituições de caridade de nosso entorno.
Acontece a I Jornada de Análise do Comportamento do Paradigma organizada pelo Bernardo Rodrigues e Marina Dantas Pedro.
A primeira sede é aberta, na Rua Vanderlei, em Perdizes.
2005
Abertura do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, que depois se tornou a Associação Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.
É lançado o curso de Especialização clínica analítico-comportamental, sob coordenação de Denis Zamignani e Roberto Banaco.
Início da atividade “Tópicos Avançados em Análise do Comportamento”, sob coordenação de Roberto Banaco, que surgiu com o objetivo de atualizar e trazer conhecimento de ponta para todos, mas especialmente para terapeutas e professores experientes e atuantes no Paradigma.